terça-feira, 18 de setembro de 2012


Tranporte Terceirizado .Operadores Logísticos .

 

Operadores Logísticos

O operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados
(transporte, armazenagem, gestão de estoques, informação) que busca atender com total eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada. A tendência rumo a uma maior competitividade nesse mercado global, está forçando as empresas a desenvolverem estratégias para adequarem seus produtos para competirem com mais eficácia e eficiência, maximizando os recursos no processo produtivo. A logística dessas organizações deve ser orientada de fato como um elo que perpassa estrategicamente pelas áreas da empresa e, desta forma, ser uma importante ferramenta para nortear os planos corporativos, que visam gerar ativos como resultados finais. E nesse processo existe a figura dos operadores logísticos como uma tendência de logística empresarial moderna suprindo as demandas de forma integrada e personalizada. Esses operadores podem ser baseados em ativos como também em informação e gestão. Os primeiros são aqueles possuidores de investimentos em transportes, armazéns, máquinas e equipamentos diversos. Já os últimos são aqueles que vendem conhecimento, ou seja, tem know how de gerenciamento das operações logísticas. Esse surgimento pode se dar tanto pela ampliação de serviços quanto pela diversificação das atividades.
No entanto, a decisão de terceirizar cabe a alta administração, conforme
suas estratégias de negócios. Porém, isso não se dá de forma tão simples. São necessárias definições quanto a fazer internamente ou fora da empresa. No caso de se pensar em contratar o operador, o que vem a cabeça é a redução de custos e a melhoria do nível de serviços, pois permite ao contratante reduzir seus investimentos em ativos, ter o foco centrado no seu negócio, uma maior flexibilidade operacional, redução dos custos de armazenagem, estocagem, frota e tecnologia da informação. Em contrapartida, verticalizando essas ações permitem aumentar o controle sobre as operações, avaliar e monitorar todo o processo de uma forma mais eficiente. No Brasil, estudo sobre Prestadores de Serviços Logísticos (PSL), realizado conjuntamente pela Associação Brasileira de Logística, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Brasileira de Movimentação e Logística, e publicado na revista Tecnologística (fevereiro / 1999) define operador logístico como sendo “o fornecedor de serviços logísticos nas várias fases da cadeia de abastecimento dos seus clientes e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Os demais serviços, que por ventura sejam oferecidos, funcionam como diferenciais de cada operador”. O operador logístico veio para atender a uma necessidade imposta pelo mercado consumidor que procura organizações ágeis, em resposta para atender a uma demanda que pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar.
Toda a organização que tem um planejamento estratégico e deseja adotar uma abordagem inovadora para serviços logísticos, deve contratar um operador logístico para manter e ampliar sua vantagem competitiva.
A terceirização da operação logística nas empresas brasileiras, já é uma
realidade. A especialização dos PSL tem atraído cada vez mais embarcadores, que delegam esse serviço a terceiros, para focar em seu core business, ganhar competitividade e reduzir custos e ativos. Segundo o único estudo disponível no Brasil, realizado com as 93 maiores empresas brasileiras, que indica como os embarcadores avaliam os operadores logístico e divulgado em 2004, pelo centro de estudos logísticos (CEL), do COPPEAD/UFRJ, que mediu a satisfação dos embarcadores com a terceirização, indica que 81% estão satisfeitos.
O mesmo estudo revela os serviços mais terceirizados pelas empresas (embarcadores) brasileiras:
Transporte de distribuição 89%
Transporte de transferência 81%
Desembaraço aduaneiro 80%
Transporte de suprimentos 77%
Armazenagem 20%
Já as atividades que exigem mais know-how e conhecimento, têm uma
participação ainda muito pequena.
Gerenciamento de transporte Intermodal - 28%
Montagem de Kits 18%
Milk Run 15%
Gestão de estoques 4%
Apesar de todo avanço Registrado no setor de PSL, existem lacunas
que geram muita insatisfação do embarcador em relação ao serviço prestado
pelos operadores logísticos. Ainda sobre o mesmo estudo, das empresas
pesquisadas, 70% já trocaram de PSL pelo menos uma vez. Os motivos da mudança são listados no quadro abaixo:
Má qualidade dos serviços 92%
Preços altos 68%
Pouca capacitação técnica 31%
Fragilidade financeira 24%
Problemas éticos 23%
Questões de segurança 21%
Cabe às empresas contratantes e contratadas formarem negócios com menos oportunismos e que cada vez mais prevaleça a mentalidade de que todos precisam ganhar na cadeia, pois de outra forma, toda a operação pode ser abalada e quem perde é o consumidor final. Que “foco no cliente” não seja apenas um clichê nas entrelinhas da visão das empresas, e sim uma realidade.

http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=11&canallocal=41&canalsub2=132&id=1945
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário